Mar profundo: o mundo desconhecido

Mar profundo, o maior ecossistema do planeta, chegando a ter mais de 90% de toma a massa oceânica. Não se conhece muito sobre ele, devido às condições limitantes do homem. Portanto, é um ambiente que guarda gigantes segredos que ainda há de descobrir. O mar profundo se encontra na zona batipelágica em diante, começando em mil metros de profundidade e chegando a ter mais de 10 mil. Por maior que seja este lugar chegando a ser quase inóspito (comparando pela densidade demográfica) sua temperatura e salinidade chegam a ser praticamente constante, entre 0°C a 4°C e 34% a 35%, respectivamente.

 

O ambiente nesta zona não possui luz alguma, porém há animais que mesmo assim, enxergam a sua volta. Isso é possível por causa que certos animais possuem uma adaptação muito interessante, chamado de bioluminescência. A bioluminescência é gerada por reações químicas altamente exotérmicas, onde sua energia das ligações químicas de compostos orgânicos é convertida em luz visível.

 

Os animais nesta região possuem uma grande longevidade por conta de seu metabolismo super lento. A maior parte deles são ectotérmicos (animais que não regulam a temperatura corpórea), então seu corpo permanece na mesma temperatura. Sendo assim, isto faz com que todas suas reações químicas internas sejam mais lenta e por consequência prolongando suas vidas (o mesmo fenômeno ocorre quando é deixado algum alimento no congelador  para que ele demore mais tempo para estragar).

 

Os animais endotérmicos nesta zona possuem uma grossa camada de gordura para que possam isolam seu calor interno com eficácia, e possam suportar o frio congelante desta região.

 

Em um lugar onde há frio, pouca comida, e nenhuma luz, é de se esperar que animais viventes nesta região possuem estranhas adaptações para predominar sua espécie. Assim como:

 

 

Peixes-lantera

 

Este peixe assustador possui uma “lanterna” na sua cabeça que faz com que possa atrair presas para sua grande boca, e também usado para reprodução. Isso pode fazer qualquer um temer o mar com todas suas forças. Tenha medo, porém não deste peixe, pois ele possui apenas de 10 a 15 cm de comprimento, então o máximo que pode acontecer é ele morder seu dedão.

 

Peixe Gota

 

Este  peixe é considerado o peixe mais feio do mundo de acordo com cientistas, e possui adaptações bem estranhas, porém redundantes para esta região. Ele possui músculos gelatinosos e redução do esqueleto, porque simplesmente não precisa de uma grande coluna ou uma pele rígida. Então quanto menos massa para sustentar, melhor. Uma vez que precisa economizar o máximo de energia possível, pois não se sabe quando irá conseguir se alimentar novamente

 

 

Caranguejo-aranha Gigante

 

Caranguejo-aranha Gigante

 

 

Caranguejo-aranha Gigante também conhecido como Aranha do Mar, é um dos mais gigantescos animais abissais. Muito encontrado na região japonesa, quando está com as patas esticadas, pode atingir até quatro metro e podendo pesar 20 quilos.

 

 

fatores limitantes

Há uma enorme incerteza sobre a quantidade de espécies viventes neste lugar, possivelmente em escala de milhões de acordo com a pesquisadora do Museu de História Natural dos EUA, Nancy Kmowlton. A razão para tanto desconhecimento está nas dificuldades técnicas e nos altos custo das pesquisas em ambientes marinhos, especialmente em grandes profundidades. Investigar os oceanos é uma tarefa não somente árdua, mas muito cara. Um dia de navio com um submersível ou mesmo um robô pode custar mais de 100 mil dólares.

Anúncios

6 comentários sobre “Mar profundo: o mundo desconhecido

  1. Post incrível 👏👏👏

    Curtido por 1 pessoa

  2. […] via Mar profundo: o mundo desconhecido — A Ciência nas Coisas […]

    Curtir

  3. What’s so disturbing about the drop fish is that its face looks so human.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s