Constituição dos materiais explosivos – Constitution of explosive materials

5set2013-fogos-de-artificio-estouram-durante-apresentacao-musical-para-os-chefes-de-estado-do-g20-em-sao-petesburgo-na-russia-na-noite-de-quinta-feira-5-1378468564487_956x500Explosivos podem ser usados em apresentações tão magníficas como em fogos de artifícios, mas, ao mesmo tempo, podem ter destinos tão horríveis, como no uso bélico. E por trás disso existiu todo um desenvolvimento no conhecimento científico e tecnológico para tais fins de uso dos mesmos.

Agora você já parou pra se perguntar sobre o que causa uma explosão?

Uma explosão é, na verdade, uma reação química exotérmica e extremamente rápida, ou seja, ela libera muita energia (calor) de uma vez. Toda reação química exige uma certa energia de ativação para que ela ocorra e, no caso dos explosivos, essa energia pode ser obtida a partir da queima, choque mecânico ou atrito. E têm uma velocidade de reação muito alta devido à instabilidade da conformação molecular (possui muita energia); e

tnt

Imagem de Brasil Escola

o material se transforma muito rapidamente em gases e calor. Normalmente explosivos são moléculas orgânicas que apresentam o grupo funcional nitro (grupo que possui um átomo de nitrogênio com carga formal positiva e dois oxigênios com carga negativa), como no caso do TNT (trinitrotolueno), da pólvora e da nitroglicerina. Esses três exemplos possuem três grupos nitro cada, o que faz com que sejam muito destruidores!

Outro tipo de explosão é a partir da fissão nuclear (divisão de um átomo), que origina as bombas atômicas.

reacao-em-cadeia

Imagem de InfoEscola

Uma bomba nuclear é constituída, em sua maior parte, por urânio-235. Esse átomo é capaz de se dividir em dois, formando o criptônio e o bário, além de liberar dois nêutrons e energia; muita energia!; energia pra caramba! E quando esses nêutrons colidem com outros átomos de urânio-235, essa colisão gera mais fissão nuclear, mais liberação de nêutrons e mais energia, gerando um processo em cadeia que causa grandes desastres. A energia liberada pela fissão de um gramas de urânio é equivalente à queima de 100 toneladas de carvão; e essa queima toda é extremamente quente. A ativação de uma bomba nuclear requer apenas um nêutron para sua aplicação.

Mas o que significa urânio-235?

235 é a massa atômica; é a soma da quantidade de prótons e a quantidade de nêutrons do átomo. Seiscentos sextilhões de átomos de urânio-235 (um mol) pesam, aproximadamente, 235 gramas.

O átomo de urânio, além de ter um fim horrível, também pode ter um destino bonito, como na geração de energia elétrica sem que o ambiente seja poluído no processo.

Como todos já devem sabem, a ciência nunca foi e nunca será neutra. Sempre causa impactos na sociedade, podendo ser negativos ou positivos. e por favor, não tente reproduzir em casa nada do que foi falado aqui.

Anúncios

2 comentários sobre “Constituição dos materiais explosivos – Constitution of explosive materials

  1. Republicou isso em Miluramalho’s Blog.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s