Filmes e livros que preveem um futuro tecnológico

 A medida que a tecnologia nos proporciona algo novo, as previsões para um futuro tecnológico vão se alterando. No passado já foi tomado como enfoque  inseminação artificial e carros voadores, e hoje, estamos mais voltados para a inteligência artificial.

Vamos tomar como exemplo o livro “Admirável mundo novo” escrito por Aldous Huxley, publicado em 1932. Um livro muito polêmico na época por prever algo muito fora da realidade, tendo em conta que a publicação foi em 1934. O livro retrata uma realidade onde a liberdade sexual é muito bem acentuada, onde o normal é você ter relações com o maior número de pessoas; pessoas são geradas por fertilização in vitro; e religiões são desperdício de tempo. Sim, tais previsões chocaram muita gente, e continuam sendo alvo de críticas por parte de alguns grupos conservadores.

Porém há muitas visões de como seria o futuro com essa exponencial criação de tecnologia. Então aqui vai alguns livros e filmes que tentaram (alguns com êxito) prever como seria nosso futuro praticamente imprevisível:

Ghost in the ShellMajor Motoko é uma agente cibernética e líder da unidade do serviço secreto Esquadrão Shell. Formado pelo governo para combater a onda de crimes, eles são informados de que um famoso criminoso, ‘expert’ em computadores, está no Japão. O suspeito é conhecido apenas pelo codinome ‘Mestre Marionete’. Durante a investigação, o Esquadrão descobre que o super ‘hacker’ surgiu como um vírus de computador fabricado pelo próprio Ministério, como parte de uma operação internacional fraudulenta, antes de se alastrar e ficar fora de controle, sabendo que esta informação pode ser o seu fim, o Ministério das Relações Exteriores ataca o Esquadrão Shell na esperança de resgatar o Mestre Marionete.

2001: Uma Odisseia no EspaçoDesde a “Aurora do Homem” (a pré-história), um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monolito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes.

O Homem Bicentenário

Em 2005, uma família americana compra um novo utensílio doméstico: o robô chamado Andrew (Robin Williams), para realizar tarefas domésticas simples. Entretanto, aos poucos o robô vai aprensentando traços característicos do ser humano, como curiosidade, inteligência e personalidade própria. o início da saga de Andrew em busca de liberdade e de se tornar, na medida do possível, humano.

Her

Theodoro é um homem solitário nos estágios finais de seu divórcio. Quando não está trabalhando como um escritor de cartas, o seu tempo é gasto jogando jogos, e, ocasionalmente, sair com os amigos. Ele decide comprar o novo OS1, que é anunciado como o primeiro sistema operacional de inteligência artificial do mundo, “Não é apenas um sistema operacional, é uma consciência”, afirma o anúncio. Theodoro rapidamente encontra-se atraído com Samantha, a voz por trás de sua OS1. Eles começam a passar muito tempo juntos, e de alguma forma se apaixonam. Tendo se apaixonado pelo seu sistema operacional, Theodoro encontra-se a lidar com os sentimentos de ambos, grande alegria e dúvida.

Black MirrorSão apenas 7 episódios com cerca de uma hora de duração, mas o suficiente pra deixar qualquer mente em estado vegetativo. Criando cenários distópicos, a série passa a explorar os males da tecnologia de uma maneira muito inteligente e absurda de tão poderosa.

Inspirada em produções como “Além da Imaginação”, a minissérie, criada por Charlie Brooker, apresenta histórias que retratam como as novas tecnologias influenciam nossas vidas e comportamentos.

Eu recomendo para todos que me perguntam sobre filmes relacionados a tecnologia, pois é absolutamente genial (e perturbador em alguns casos).

NeuromâncerUm hacker renegado, uma samurai das ruas, um fantasma de computador, um terrorista psíquico e um rastafari orbital num thriller sexy, violento e intrigante. De Tóquio a Istambul, das estações espaciais ao não-espaço da realidade virtual, o tenso jogo final da humanidade contra as Inteligências Artificiais…

Evoluindo de Blade Runner e antecipando Matrix, Neuromancer é o primeiro – e ainda hoje o mais famoso – livro de William Gibson. É considerado não só o romance que deu origem ao gênero cyberpunk, mas também o seu melhor representante. Edição especial com nova tradução, nova capa e projeto gráfico, novo prefácio e notas explicativas.

Admirável Mundo Novo

adous-huxley-admiravel-mundo-novo-jpg2.jpegAno 634 d.F. (depois de Ford). O Estado científico totalitário zela por todos. Nascidos de proveta, os seres humanos (pré-condicionados) têm comportamentos (pré-estabelecidos) e ocupam lugares (pré-determinados) na sociedade: os alfa no topo da pirâmide, os ípsilons na base. A droga soma é universalmente distribuída em doses convenientes para os usuários. Família, monogamia, privacidade e pensamento criativo constituem crime.

Os conceitos de “pai” e “mãe” são meramente históricos. Relacionamentos emocionais intensos ou prolongados são proibidos e considerados anormais. A promiscuidade é moralmente obrigatória e a higiene, um valor supremo. Não existe paixão nem religião. Mas Bernard Marx tem uma infelicidade doentia: acalentando um desejo não natural por solidão, não vendo mais graça nos prazeres infinitos da promiscuidade compulsória, Bernard quer se libertar. Uma visita a um dos poucos remanescentes da Reserva Selvagem, onde a vida antiga, imperfeita, subsiste, pode ser um caminho para curá-lo. Extraordinariamente profético, “Admirável mundo novo” é um dos livros mais influentes do século 20.

Anúncios

4 comentários sobre “Filmes e livros que preveem um futuro tecnológico

  1. Post muito bem elaborado. Parabéns…

    Curtido por 1 pessoa

  2. Adorei o post!

    Aproveitando a visita para comunicar que indiquei o seu Blog para o Prêmio Dardos! Parabéns!!!

    https://fabiolachagas.wordpress.com/2016/06/06/vivendo-psicologia-e-saude-e-indicado-ao-premio-dardos/

    Curtir

  3. Já ouviu falar na série “Humans”? É bem romantizada, mas a caracterização e atuação dos robôs são ótimas e ainda trata de dramas atemporais.
    PS: Black Mirror é tão bom que minha amiga está fazendo um trabalho baseado nela.

    Curtido por 1 pessoa

    • Black Mirror, na minha opinião, é sensacional. Deveriam fazer uma série com cada capítulo da série haha.

      Ainda não tinha ouvido falar desta série, porém irei assistir. Obrigado pela dica.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s