Como surgiu o olho humano?

O Portal da Ciência

Como será que o olho humano se formou durante a evolução? A teoria mais aceita pelos cientistas diz que o olho foi sofrendo várias mutações e adaptações ao longo dos milênios, a evolução deu-se primeiro em seres unicelulares e depois em alguns tipos de pluricelulares marinhos.

A teoria afirma que alguns tipos de bactérias sofreram uma mutação ao acaso em uma de suas cópias do DNA, uma falha microscópica, que promoveu a essas bactérias a produção de uma proteína sensível a “absorção” de luz. Várias mutações aleatórias foram ocorrendo nessas colônias de bactérias e algumas adquiriram a capacidade de fugir da luz para evitar raios ultravioleta, que consequentemente, danificariam o seu DNA. Desse modo, as bactérias que viviam no escuro sobreviveram mais facilmente que as outras suscetíveis a radiação.

Com o passar dos anos, os olhos de outros seres vivos mais evoluídos adquiriram uma espécie de “furo”, no lugar do antigo pigmento proteico que recebia luz, e consequentemente, acabaram recebendo mais…

Ver o post original 114 mais palavras

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s