Atualmente, a seleção natural afeta o ser humano?

Para exemplificar, imagine um ambiente inóspito onde existem guerras de duas espécies de animais lutando por um território onde há alimento em abundância. E uma espécie deseja eliminar a outra para, assim, usufruir de toda fauna. Em determinado momento, uma espécie extingue a outra, denominando-a como espécie vencedora e a mais propícia ao ambiente. Logo, houve uma seleção natural onde o mais forte predominou. Já o ser humano, atualmente, não precisa lutar por território ou por comida,  criamos  comodidades que nos permitem ficar a salvos de predadores mais suscetíveis a um ambiente hostil.

Nosso pensamento cognitivo fez com que evoluíssemos e pudéssemos conquistar o meio em que vivemos. Com tal pensamento, pudemos avançar em estudos tecnológicos visando o nosso bem estar e a nossa sobrevivência, diferentemente de todos os outros animais que vivem apenas com seus extintos  e seu meio adaptado ao ambiente em que vivem. Mas nem de longe isso nos torna superior a eles. Se vivêssemos na selva apenas com nossos extintos, como qualquer outro animal, posso arriscar afirmar que não existiria raça humana, uma vez que dependemos integralmente de nossas ferramentas para nos auxiliar.

Mesmo com o avanço da medicina e do “conforto” humano, pessoas ainda  morrem de condições adversas, como fome, frio e doenças. Assim eliminando os menos adaptáveis ao mundo em que vivemos.

O homem é assim o resultado de proveitos da fragilidade e da série de conhecimentos adquiridos e guardados que são passados de geração pra geração. A inteligência fez a diferença, mas ainda não o exclui indiretamente da seleção natural.

 

Anúncios

4 comentários sobre “Atualmente, a seleção natural afeta o ser humano?

  1. Good post, I am right now reading Darwins: Origins of Species, check it out, really good book!

    Curtido por 1 pessoa

    • I began to read this book, served as inspiration for this post. It really is a great book. The author was the best environmentalist and the base of natural selection. Wouldn’t be such a bad thing!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s