Por que o detergente remove gorduras e a água não?

Você já deve ter se perguntado sobre qual é o motivo de a água não remover as gorduras na sua mão e nos pratos. Isso acontece porque as moléculas de água não interagem com a gordura.aab51775b553ad2e0419807986ef6889

A água tem a fórmula H2O, isto é, possui duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio. O oxigênio (O) é o segundo elemento mais eletronegativo da tabela periódica, muito mais negativo do que o hidrogênio (H), o que faz com que a água tenha uma polarização entre os átomos da molécula; caracterizando-a como polar. O oxigênio, mesmo estando ligado com seus hidrogênios, são atraídos por hidrogênios de outras moléculas; essas são as ligações de hidrogênio; são interações tão fortes que, para quebrá-las, aquecemos o líquido a 100ºC, o temperatura de ebulição, em que a água passa a ter formato de vapor; uma temperatura muito quente, que requei muita energia.

O óleo é feito de gordura vegetal ou animal. Essas gorduras são formadas (na maior parte de sua configuração molecular) pelas chamadas cadeias hidrocarbonadas, que são caracterizadas por várias ligações carbono-hidrogênio. agua-e-oleoO carbono (C) não tem uma diferença de eletronegatividade tão grande com o hidrogênio, fazendo com que as moléculas da gordura sejam apolares em sua configuração eletrônica.

Você já ouviu a expressão “semelhante dissolve semelhante”? Essa regra é cumprida na maioria das vezes no mundo microscópico entre moléculas com polaridades elétricas semelhantes, o que não acontece com o óleo (apolar) e a água (polar). Não há atração entre moléculas de H2O e a gordura; por esse motivo a gordura não sai da louça só com a água, mas para isso existem os detergentes!

O detergente e o sabão são feitos de gorduras, as mesmas que vão interagir com a gordura na louça a ser lavada, dissolvendo-as e fazendo com que seus pratos fiquem limpinhos.

Já os açúcares como o mel ou o açúcar branquinho, possuem uma configuração eletrônica polar, ao contrário dos óleos. Se sua mão estiver suja de mel, não gaste detergente para removê-lo; a água se dá à conta de limpar o mel sozinha através de suas ligações de hidrogênio. Semelhante dissolve semelhante.

Leia mais sobre o assunto:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s