Por que em regiões frias os lagos congelam apenas na superfície?

Você, muito provavelmente, já deve ter visto na televisão ou em viagens para lugares frios aqueles lagos congelados em que a água está em sua forma líquida por baixo do gelo.

Quando uma substância está quente, seja um sólido, um gás ou um líquido, a energia interna (energia vibracional dos átomos) está mais elevada e exige que essas pequenas partículas tenham uma distância maior de separação. Na visão macroscópica, a substância se dilata, mantendo sua massa e ocupando um volume maior e, em consequência disso, tendo uma densidade menor.frozen_lake_-_kosovo.jpeg

A água possui um comportamento anômalo no quesito da dilatação térmica devido às propriedades elétricas da mesma. A substância atinge sua densidade máxima aos 4ºC e, por isso, o gelo boia quando é colocado na água líquida. Por esse mesmo motivo a camada congelada dos lagos fica em cima da parte líquida. A superfície do lago congela a 0ºC e funciona como isolante térmico, fazendo com que a água líquida tenha uma temperatura próxima a 4ºC e não congele, permitindo que os peixes continuam a viver tranquilamente.

Anúncios

2 comentários sobre “Por que em regiões frias os lagos congelam apenas na superfície?

  1. Muito legal o site, parabéns. Divulgar e falar de ciência não é fácil, ainda mais no Brasil. Precisamos tentar mudar essa cultura de que só precisamos saber o que cai no vestibular e fazer com que nossos estudantes tenham curiosidade.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s