Um mundo onde todos possuem um robô está perto – A world where everyone has a robot is close

Podemos pesquisar milhares de imagens e vídeos na web a partir de telefones celulares. Eles tornaram-se onipresentes na vida de muita gente, ajudando a coletar informações em poucos toques. Milhões de sensores inteligentes conectados para monitorar em tempo real tudo a sua volta. Mas a tecnologia inova de um modo exponencial, e do mesmo jeito que, de repente, bilhões de pessoas aderiram o celular em seu dia-a-dia, provavelmente irão aderir aos robôs.

Depois de décadas de desenvolvimento, aplicações de inteligência artificial estão vindo atona, com a chegada de carro de auto-condução, realidade virtual, entre outros. Ajudando o ser humano cada vez mais, até precisarmos fazer praticamente nada para sobreviver.

O progresso de AI e robótica é susceptível a acelerar rapidamente para empresas tecnológicas de grande porte, como Google, Apple, Facebook. E que em um futuro eminente despejem bilhões de dólares para esse campo. Muitos pesquisadores dizem que é importante se preparar para este novo mundo. “Precisamos nos tornar muito mais responsável em termos de concepção e operação destes robôs como eles se tornam mais poderosos”, diz  Fei-Fei Li, chefe do Laboratório de Inteligência Artificial de Stanford, na Califórnia.

Em janeiro de 2015, um grupo que inclui Elon Musk, Bill Gates e Stephen Hawking escreveu uma carta aberta pedindo uma extensa pesquisa para maximizar os benefícios da AI e evitar suas armadilhas potenciais. A carta já foi assinado por mais de 8.000 pessoas.

Avanços exponenciais em tecnologias que permitam ter atingido um ponto em que eles poderiam provocar mudanças disruptivas nos setores de inteligência artificial de robótica para medicina. Como resultado, muitos especialistas argumentam que o mundo de amanhã será irreconhecível.

O crescimento do desempenho de supercomputação é um indicador de avanços vertiginosos em toda computação. Supercomputadores, em 2020 tendem a ser 30 vezes mais poderoso do que os de hoje. Enquanto isso velocidades de banda larga e Wi-Fi estão aumentando, e o tráfego de dados da Internet irá ultrapassar um zetabyte este ano, e duas vezes em 2019.

Todos esses fatores estão agora convergindo para empurrar tecnologias aparentemente futurista para fora do laboratório, e colocá-las no mesmo caminho percorrido pela computação pessoal e eletrônicos de consumo.

Referências:

A world where everyone has a robot, by Declan Butler. Disponível em http://www.nature.com/news/a-world-where-everyone-has-a-robot-why-2040-could-blow-your-mind-1.19431

Anúncios

2 comentários sobre “Um mundo onde todos possuem um robô está perto – A world where everyone has a robot is close

  1. É, não há mais volta, a tecnologia como sabemos evolui de maneira exponencial, e com a inteligência artificial será mais rápida que um piscar de olhos! Muito boa postagem caro colega! Foco feliz em encontrar blogs com o mesmo tema que Suprimatec! Adoro discutir estes assuntos!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s