Por que árvores são importantes nas cidades?

A vegetação implantada nas áreas urbanas ainda é vista como paisagismo, ou seja, apenas como melhoria no aspecto visual da cidade, mas sua funcionalidade extrapola a sua estética. Árvores são monumentos naturais que trazem consigo diversas vantagens tê-las por perto, aumentando exorbitantemente a qualidade de vida da região.

Antidepressivo

Segundo o estudo da Universidade Exeter, no Reino Unido, disponível na revista científica ScienceDirect, quanto mais árvores, menos quadros de depressão são identificados. O arquiteto e paisagista Marcelo Novaes, relata que quanto maior for o contato com a natureza, melhor é a qualidade de vida, levando em consideração todos os seguintes aspectos:

Poupa energia e regula a temperatura

Árvores em volta de sua casa podem ajudar-lhe a poupar energia. Quando está no verão, elas fazem sombra fresca, não deixando o solo quente, diferentemente do concreto, que absorve o calor do sol, se mantém quente de dia e de noite. Elas ainda servem de isolante térmico durante o inverno. No fim das contas, além de proporcionar um ar agradável para a sua residência, ajuda a economizar na conta de luz por não necessitar de aquecedores ou refrigeradores para regular a temperatura.

Retêm poluentes

Rua paranaense

De acordo com o estudo feito pelo Serviço Florestal dos EUA, é indicado que espaços verdes, além da filtração de CO2, filtram dois poluentes prejudiciais aos seres humanos: Dióxido de nitrogênio (NO2) e partículas microscópicas resultadas da combustão incompleta de fábricas e automóveis (PM).

Umidificadores naturais

São responsáveis pela maior parte da formação de nuvens (maior até que rios, mares e oceanos por m²) e, portanto, também são grandes umidificadores, aliviando principalmente doenças respiratórias.

Podemos concluir então que as árvores (ou a falta delas) impactam, e muito, na qualidade de vida dos seres humanos. Só pelo seu visual natural já valeria a pena tê-las, mas temos motivos, mais que suficientes, para plantar e cuidar do meio ambiente verde ao nosso redor.

Referências:

PIVETTA, Kathia F. L. e FILHO, Demóstenes F. S. Arborização Urbana. Disponível em: http://www.uesb.br/flower/alunos/pdfs/arborizacao_urbana%20Khatia.pdf;

Vantagens de ter árvores nas cidades.

Anúncios

2 comentários sobre “Por que árvores são importantes nas cidades?

  1. Prezados, ótimo post. Parabéns!
    Coloquei hoje no meu blog, que foi citado aqui por vocês, um link para um artigo que publiquei no fim de 2015 com discussões mais aprofundadas sobre as árvores urbanas. O pdf pode ser baixado da revista de Estudos Avançados da USP sem custo. Confiram! O link é: em https://msbuckeridge.wordpress.com/

    Curtir

  2. Obrigado! Aliás, muito bom o seu blog.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s