Eletrônicos biodegradáveis – A solução para o meio ambiente

Eletrônicos comuns como tablets, telefones celulares e computadores, estão em ascensão de vendas ano após ano. Entretanto, os rápidos avanços tecnológicos diminuem o tempo de uso dos produtos. Em muitos aparelhos eletrônicos desatualizados há um percentual de descarte muito alto. Para se ter uma noção, nos Estados Unidos, em média, os telefones celulares são usados menos que 18 meses. Em 2007, mais de 427 mil celulares foram jogados fora, sendo a maior parte ainda funcionais, e 112 mil computadores. No total gera-se cerca de 3,2 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano nos EUA (Y. H. Jung. 2015) .

 A utilização constante de materiais biodegradáveis em eletrônicos reduziria a acumulação de resíduos sólidos, melhorando as condições ambientais que presenciamos. Essa ideia tem início com o chip de madeira, de Yei Hwan Jung, Universidade de Wisconsin-Madison, que consiste em substituir a maior parte dos processadores ou chips por um material biodegradável ou reusável.

Um chip convencional possui uma camada de suporte para o processador, que é o que faz o sistema funcionar. Esse suporte é composto por um metal que não é biodegradável. À vista disso, os cientistas substituíram esse suporte por um composto biodegradável chamado celulose nanofibril, provido da fibra presente na madeira. E, além de tudo, esse material barateia a mão de obra dos aparelhos eletrônicos, sendo um bom incentivo para empresas aderirem aos  meios sustentáveis, contribuindo não só para si, mas para o meio ambiente.

Confira no vídeo a seguir como o chip reage em contato com a água:

 

Referências:

JUNG, Y.H. et al. High-performance green flexible electronics based on biodegradable cellulose nanofibril paper. Nat. Commun. 6:7170 doi: 10.1038/ncomms8170 (2015). Disponível em: http://www.nature.com/ncomms/2015/150526/ncomms8170/full/ncomms8170.html.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s