A História dos Materiais

Apesar de ser um estudante de engenharia de materiais eu nunca estudei tão profundamente a história dos mesmos na faculdade; tive no máximo uma aula em que a professora fez um comentário sobre essa história. Então eu resolvi pesquisar e escrever umas curiosidades sobre como foi evoluindo o conhecimento e as técnicas dos materiais ao longo dos milênios até hoje.

Enquanto o homem evoluía em sua vivência primitiva, foram começando a ter necessidades dos usos de materiais, como por exemplo para a caça e para a produção de materiais bélicos para as lutas territoriais. Na perspectiva da evolução física humana — com os homens tendo cada vez menos pelos no corpo — foi tendo a necessidade do uso de vestimentas e, com isso, foram sendo usadas  a pele e ossos de animais para esse fim; foi surgindo a necessidade do uso de matérias-primas para fins caseiros e, quanto mais a sociedade evoluía, mais eficientes eram os equipamentos produzidos.

A utilização dos materiais sempre foi tão importante que os períodos antigos eram denominados de acordo com os materiais utilizados pela sociedade primitiva, como a Idade da Pedra, Idade do Bronze, Idade do Ferro, etc. Atualmente estamos na Era da Nanotecnologia.linha do tempo

A Idade da Pedra abrange 98% da história da humanidade; desde 700.000/600.00 A.C. até o início da Era dos Metais. Nesse período já pode ser observado uma evolução do uso das pedras e, com isso, existe a subdivisão dessa “era” de acordo com a eficiência do uso da pedra. Os principais períodos foram o Paleolítico (Pedra Lascada) e o Neolítico (Pedra Polida).

Com o favorecimento da agricultura, da arte, do transporte, do manejo com o solo e outras coisas, foi surgindo a tecnologia dos materiais cerâmicos, sendo iniciada a Era da Argila, tendo seu início em 14.600 A.C. segundo Stevanovic, em seu trabalho M. J. of Anthropological Archaeology de 1997.

Marcando o fim da Idade da Pedra e o início da Idade dos Metaiartefatoss em 4.500 A.C. surge o início da metalurgia, tendo seu período subdividido em três épocas de acordo com o avanço tecnológicos dos materiais metálicos. Em 4.500 inicia-se a Era do Cobre, sucedido, em 3.300 pela Era do Bronze, terminando em 1.200 pela Era do Ferro, que perdurou até 586 A.C, marcando o início da Idade do Aço. A figura ao lado representa artefatos originários da Era Final do Bronze.

vaso

Na figura ao lado está um vazo cerâmico celta da Era do Ferro.

O período compreendido entre 586 A.C. até 1918 D.C. apresenta um declínio no avanço tecnológico provocado pelo pensamento religioso, mas foi marcado por diversas descobertas importantes no ramo dos materiais, como a máquina a vapor (1698), os avanços na tecnologia da porcelana, a descoberta do Silício por Lavoisier (1787), a descoberta da Bauxita pelo geólogo Pierre Berthier (1821), entre outras coisas.

Atualmente os materiais são classificados em quatro categorias principais: cerâmicos, metálicos, poliméricos e compósitos.

Referência:

  • NAVARRO, R. F. A Evolução dos Materiais. Disponível em: https://aplicweb.feevale.br/site/files/documentos/pdf/32246.pdf.
  • CALLISTER, William D. Ciência e Engenharia de Materiais: Uma Introdução.
Anúncios

Um comentário sobre “A História dos Materiais

  1. É muito bom ver o desabrochar de uma paixão.
    Só posso dizer: siga em frente!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s